Educação do filhote de Golden Retriever

Educação do filhote de Golden Retriever


Cuidados
São muitas as dúvidas postadas a respeito da educação do filhote de Golden Retriever: como fazer para que ele faça xixi e coco no lugar certo? É normal ele morder? É normal ser teimoso? E por aí vai.

Primeiro gostaria de dizer que não sou especialista em comportamento animal (nem veterinária) e mesmo que fosse é difícil dar uma solução sem acompanhar o caso de perto e checar todos os possíveis motivos que levam um cão a agir de um jeito ou de outro. Vamos ao que interessa?Recebemos alguns relatos de visitantes do Golden Retriever Brasil informando que seus filhotes de Golden Retriever são agitados e que não os respeitam. O mais importante é deixar claro, desde o começo, que um Golden Retriever de temperamento padrão não é um cão extremamente agitado. Outro pronto extremamente importante é que um filhote é sempre um filhote e espera-se que aja como tal.

O Golden Retriever é considerado uma das raças mais inteligentes do mundo. Aprende com muita facilidade e está sempre muito disposto a agradar seu dono. Isso é bom porque uma vez que você consiga expressar para seu Golden o que espera dele o mais provável é que ele vá sempre pelo caminho que lhe agrada. Isso é da natureza dos Goldens!
Por outro lado, se ele aprender que ao fazer pirraça ganha sua atenção, você terá dificuldades porque a inteligência dele faz com que aprenda coisas ruins (exemplos: latir te trás até ele, aprender a abrir portão, que quando bate pote você troca a água etc).
Educar um filhote é um grande desafio, seja a raça que for e requer muita paciência e tempo disponível. Admiro muito alguns canis americanos, que ao vender filhotes incluem em suas cláusulas contratuais a necessidade do novo proprietário levar o filhotinho a aulas de socialização e adestramento. No Brasil deveria funcionar da mesma forma.
O adestramento não serve somente para o cachorro aprender comandos como senta, deita ou rola. O adestramento leva a uma relação de respeito mútuo entre o cão e seu dono e torna o relacionamento de ambos muito melhor e o dia-a-dia mais feliz. Podem ter certeza!

1 comentários:

Regina Remedio disse...

Eu sou apaixonada pelos Golden Retriever, acho eles tudo de bom mesmo!
Tanto que tenho dois, a Meg e o Boris, amo de paixão!
Andei lendo muito a respeito de adestramento, comportamento e tudo mais da raça neste website bem aqui. Achei muita coisa legal a respeito.

Postar um comentário