A importância das exposições caninas

A importância das exposições caninas

Se você tem ou pretende comprar um Golden Retriever com pedigree, poderá participar das exposições caninas (cinófilas). Mas afinal, qual a importância das exposições caninas e como participar com o seu Golden Retriever?
De maneira clara e objetiva, as exposições servem para avaliar os exemplares disponíveis de uma raça, de acordo com o seu padrão e assim julgá-los de acordo com a proximidade do padrão. Ou seja: avaliar o quão próximo do padrão ideal o seu cão é.
No caso do Golden Retriever, por exemplo, o padrão da raça aceito pela Confederação Brasileira de Cinofilia, trás uma série de regras para a raça, como altura, tipo de focinho, colocação das patas etc. O juíz de uma exposição deverá julgar os Golden Retrievers em pista a partir desse padrão pré-existente. Claro que a opinião do juíz acaba contando e em alguns casos o juíz prefere um tipo ou outro de Golden (mais ou menos pêlo, por exemplo).
E é aí que está a importância das exposições caninas! Como elas avaliam os cães através de um padrão, servem para selecionar os cães que deverão continuar procriando. Não existe uma regra que diga que os cães que não ganham, não possam ser reproduzidos. Porém é altamente recomendável procriar somente os cães que recebem boas qualificações nas exposições, pois isso significa que a criação está no caminho certo.
Normalmente vemos mais criadores profissionais do que proprietários investindo em exposições. Mas nós, do Golden Retriever Brasil, acreditamos que é um dever também dos proprietários participar das exposições, levar seus cães para serem avaliados, assistir outros cães para entender mais sobre a raça etc. É muito prazeroso e agrega muito!
Ao participar da exposição, seu cão será avaliado pelo juíz que poderá lhe dar nota “excelente”, “suficiente” etc. Além disso, ele concorrerá dentro da sua classe e sexo, depois classe e raça, depois grupo e poderá ir para a final dentro da sua classe (best in show). Os detalhes sobre exposições de estrutura e beleza serão tratados em outro artigo.
Conversamos com Bruna Soares, de 14 anos, que mora em Porto Alegre e tem um Golden Retriever lindo, porém que não participa de exposições. Bruna saiu de sua cidade natal e foi até São Paulo apenas para assistir a especializada de Golden Retriever e as gerais, na exposição do KCSP (Kenel Clube de São Paulo).
GRB: O que te motivou a ir a essa exposição?Bruna: Fui na exposição porque me apaixonei pela raça através do Gold (meu Golden) e gostaria de aprender a cada dia mais, então fui pra SP nessa exposição.
GRB: Como você foi recebida pelos criadores e proprietários que estavam lá?Bruna: Muito bem… conversei com alguns e me pareceram ser pessoas legais que buscam o conhecimento e melhoramento da raça.
GRB: Você conseguiu aprender mais sobre os Goldens? Saiu de lá com qual impressão?Bruna: Claro…estar lá com vários Goldens e conversar com os criadores já nos fazem aprender mais. Eu acho que tem cães muito bonitos, mas a raça também tem muito para melhorar, pode melhorar cada dia mais com o empenho dos criadores que tanto amam essa raça.
GRB: Você conseguiu aprender mais sobre os Goldens? Saiu de lá com qual impressão?Bruna: Eu acho que isso vem diretamente de quem organiza, e dos criadores… Eu gostei muito da especializada, achei bem legal, foi uma coisa nova para mim porque eu nunca tinha ido em uma, então não tenho muito o que falar sobre isso, pois não fui em outras.
GRB: E a partir de agora, você pretende continuar assistindo a exposições? Acha que valeu a pena?Bruna: Sim, com certeza! Valeu muito a pena, pois me interesso muito em aprender mais sobre a raça, e acredito que as exposições ajudam muito nisso.
O exemplo da Bruna é ótimo, pois foi uma proprietária de Golden Retriever que apesar de não participar diretamente com seu cão, quis saber mais sobre a raça e procurou informações. Incentivamos outros proprietários a fazerem o mesmo e ingressarem nessa jornada pelo maravilhoso mundo dos dourados!

0 comentários:

Postar um comentário